Bronson

Acabei de rever “Bronson” (2008), do dinamarquês Nicolas Winding Refn, com Tom Hardy ( de “A Origem”) no papel principal.

“Charles Bronson” é o apelido de Michael Gordon Peterson, conhecido como o prisioneiro mais violento da Inglaterra. Foi preso por várias vezes desde 1974, chegando a ficar 30 anos na solitária! Em 2000 recebeu a sentença de prisão perpétua e cumpre pena na Wakefield High-Security Prison. [http://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Bronson_(prisoner)]

“Bronson” é baseado na vida de Michael, se é que se pode chamar aquilo de vida. É um filme sensacional! Uma espécie de “Laranja Mecânica” da vida real; e, justamente por ser “real”, é mais seco, mais poderoso, mais dramático, mais tragicômico,… melhor (perdoem-me os kubrickianos)! É narrado pelo próprio Bronson (Hardy), paralelamente, para uma platéia de black-tie, numa espécie de stand-up. Essas intervenções acontecem de tempos em tempos, antecedendo ou comentando as cenas viscerais de ação violenta do filme. Há uma dessas intervenções que é simplesmente magnífica! Ele aparece com o rosto pintado (metade mulher, metade ele mesmo), fazendo dois papeis, girando freneticamente em 180º, criando um diálogo muito interessante.

Refn é um excelente diretor – assim como todos os diretores e atores dinamarqueses –, cria cenas marcantes e inesquecíveis.

Tom Hardy, que em Hollywood só faz papéis coadjuvantes, está perfeito! Segura o filme com maestria, transmitindo com imenso talento toda a carga (pesada, violenta e curiosamente cômica – há momentos de humor-negro engraçadíssimos, que, de certa forma, aplacam a extrema violência) que uma personagem como Charlie Bronson carrega, e quase o transforma num mito.

Se Bronson não estivesse vivo, seria difícil acreditar que um sujeito assim existiu.

Na ótima trilha sonora, nada mais, nada menos que a poderosa ópera Götterdammerung (O crepúsculo dos deuses), de Richard Wagner!

Vale a pena conferir!

Paulo Cruz

Anúncios

Sobre esperandoasmusas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: